Funcionários de uma empresa de Santos, no litoral paulista, foram surpreendidos pelo avião passando próximo ao prédio onde estavam na manhã de quarta-feira (13). Um vídeo das câmeras de segurança da GBM Logística, que a cerca de 100 metros do local onde aconteceu o acidente que vitimou o candidato à presidência Eduardo Campos, registrou a reação dos funcionários com a queda do avião.
A reportagem da Gaúcha conversou com Tássio Ricardo, assistente de logítica da empresa. Ele estava na sala que aparece no vídeo no momento da queda da aeronave.
"Eu estava trabalhando normalmente, e aí ouvi um som e olhei acima do monitor (do computador) e vi um avião caindo "de bico", um avião cinza e saindo uma fumaça na parte de trás, dizem que tinha uma bola de fogo, mas eu só vi a fumaça branca. E aí a explosão (...) A gente entrou em desespero aqui, em seguida chegou ambulância, bombeiros", contou Tássio Ricardo.
A primeira reação de Tássio foi fazer imagens do acidente. No vídeo, ele aparece caminhando em direção à janela do prédio com o celular na mão.
"A gente tomou um susto gigante, ficamos abismados, tremendo, ligamos para família. O avião passou fazendo uma curva no nosso prédio, ligamos para os nossos pais, para tranquilizar as famílias."
Na câmera da empresa, o registro do horário do acidente: 10h57, mas a marcação da câmera estava em horário de verão - portanto, o horário correto da queda da aeronave: 9h57. A data da câmera também não estava ajustada.
Nas imagens, a maioria dos funcionários corre em direção a janela e parece não acreditar no que está vendo.
Morte de Campos
O candidato à presidência da República Eduardo Campos, 49 anos, morreu em acidente aéreo na manhã no dia 13 de agosto, em Santos, no litoral de São Paulo. O jato particular onde o político estava caiu sobre uma área residencial e atingiu três casas. Outras seis pessoas morreram na tragédia.
De acordo com a Aeronáutica, a aeronave era um Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, que havia decolado do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao Aeroporto de Guarujá (SP). Quando se preparava para pouso, o avião arremeteu devido ao mau tempo. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com o jato.
Nascido em Recife, em 10 de agosto de 1965, Eduardo Henrique Accioly Campos era economista. Em sua trajetória, foi secretário estadual, deputado federal, ministro da Ciência e Tecnologia e governador de Pernambuco por dois mandatos. Em abril deste ano, renunciou ao cargo para concorrer à Presidência, um ano após o seu partido, o PSB, romper com o governo Dilma.
Eduardo Campos era candidato pela coligação Unidos Pelo Brasil, que congregava seis partidos, tendo como vice a ex-senadora Marina Silva. Nas pesquisas, aparecia em terceiro lugar na disputa pelo Palácio do Planalto.
Campos era casado com a economista e auditora do Tribunal de Contas do Estado Renata Campos, com quem teve cinco filhos.