Até agora, 461 pessoas fizeram sua inscrição e vão votar em Santa Maria, na Região Central, durante o 1º turno em 5 de outubro. Para o 2º turno, dia 26, se houver, 446 pessoas estão inscritas. Esta será a primeira eleição em que o voto em trânsito acontecerá em municípios do interior com mais de 200 mil eleitores.
Nesta quinta-feira (21), termina o prazo de inscrições para o voto em trânsito na cidade, ou seja, para aqueles eleitores que vão votar no município ao invés do domicílio eleitoral onde normalmente votam.
Em abril deste ano, Santa Maria foi a quinta cidade gaúcha a ultrapassar a marca de número de eleitores. Agora, além de poder realizar segundo turno em eleições municipais, também está apta a receber o voto em trânsito para presidente.
O coordenador do Cartório Eleitora da Zona 147, Fábio Adriano Peixoto, conta que é importante que os eleitores atentem que durante as eleições deste ano eles são votantes do local onde se inscreveram. Caso ocorra algum imprevisto e a pessoa não estiver em Santa Maria no dia das eleições, o voto precisará ser justificado. Ele ressalta ainda que o voto em trânsito vale somente para as eleições deste ano. Na próxima, o votante volta a pertencer a sua Zona Eleitoral de origem. Sendo assim, se ele tiver interesse em votar em outro local, precisará se inscrever no voto em trânsito de novo.
Os inscritos votarão na Seção Eleitoral 415, que fica na Igreja Metodista Central (esquina da Rua do Acampamento com Tuiuti).