Em função de o Pronto-Socorro (PS) do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) ter restringido o atendimento a apenas casos de urgência e de emergência, a Secretaria de Saúde de Santa Maria recomenda que os pacientes procurem as unidades de saúde do município. A limitação no atendimento está valendo desde a última segunda-feira (4) depois do começo das obras que interligarão a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) com o PS.
A secretária Vania Olivo destaca que os pacientes de Santa Maria que, habitualmente, procuram o PS do Husm, agora, recorram aos postos de saúde. Ela lembra que o município conta com dois Pronto-Atendimentos (PAs), o do Patronato e o da Tancredo Neves, e ainda a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA). Vania afirma que os dois PAs e a UPA contam com uma equipe de “classificação de risco”.
“A função deles é saber o grau de gravidade dos pacientes que chegam nessas unidades. A recomendação é avaliar a situação deles e encaminhá-los ao Husm apenas em casos de urgência e de emergência”, assegura Vania.
Ao todo, o governo municipal dispõe de 40 unidades de saúde, além dos dois PAs e da UPA. A secretária acredita que os postos de Santa Maria poderão sofrer uma sobrecarga no atendimento:
“Vamos continuar com a nossa capacidade de atendimento mantida nos postos. E também iremos filtar o que é mais grave e, depois, vamos encaminhá-los ao Husm naqueles casos mais graves. Claro que preocupa uma possível sobrecarga no atendimento nos postos em função dessa nova realidade. Mas vamos dar suporte”, avalia a secretária.
4ª CRS terá reunião com secretários de 32 municípios
Para a tarde desta terça-feira (5), a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) terá uma reunião com os secretários de municípios da região para tratar da situação envolvendo a restrição de atendimento ao Husm. A titular da 4ª CRS, Ilse Melo, falará aos secretários dos 32 municípios das áreas de abrangência da coordenadoria. O encontro será na sede da Apusm, a partir das 14h.