A Avenida Santo Onofre, em Viamão, virou um atoleiro, o que prejudica a circulação de ônibus do transporte coletivo pela via. Segundo a empresa Viamão, nos últimos 15 dias quatro coletivos do serviço municipal atolaram no trecho, prejudicando o serviço no bairro. A via é de terra, sem calçamento. A prefeitura da cidade afirmou que a chuva provocou o problema e que faz manutenções periódicas no trecho.
Na segunda-feira (4), a Rádio Gaúcha flagrou o resgate de um ônibus que atolou na avenida. O trecho está com barro, o que acabou inclinando o coletivo, que ficou muito próximo a um poste. Para retirar o coletivo, o guincho da Empresa Viamão teve de puxá-lo lateralmente para depois liberar a tração nas rodas.
Luis Fernando Pereira é motorista de ônibus há três anos. Segundo ele, a chuva tem dificultado a passagem dos coletivos na avenida.
"O ônibus ficou inclinado e quase bateu no poste. Não tive como continuar com a viagem e chamei o guincho para tirar o ônibus (...) Sempre quando chove não tem como passar pelo acumulo de barro", disse o motorista.
Há 10 dias, a empresa teve de modificar o itinerário de três linhas, suspendendo o trânsito na Avenida Santo Onofre - hoje, os ônibus cruzam a avenida na contra-mão, onde o solo é melhor. Os moradores estão irritados com os problemas que constantemente prejudicam a operação do transporte público no bairro.
"Faz tempo que ocorre isso (...) já faz 11 temporais que o problema se agrava e a prefeitura não tomou nenhuma providência", disse o morador Nelson Borba de Souza.
"O atoleiro sempre é isso aí. A prefeitura conserta e, na primeira chuva que dá, volta todo o problema", comentou Perciliano Machado, que mora há 50 anos no bairro.
A prefeitura de Viamão afirmou que o secretário de Obras, Valdir Elias, esteve pessoalmente no local durante a tarde desta segunda-feira e que o trecho de subida será recuperado assim que o tempo melhorar na região.