O médico Roger Abdelmassih foi preso nesta terça-feira, em Assunção, Paraguai, pela Secretaria Nacional Antidrogas paraguaia (Senad) em parceria com a Polícia Federal. "Após o procedimento de deportação sumária, ele dará entrada no Brasil por Foz do Iguaçu (PR) e, posteriormente, em data a ser confirmada, será transferido para São Paulo (SP)", informou a Polícia Federal, em nota. O médico estava foragido desde janeiro de 2011.
Abdelmassih foi identificado durante uma operação de rotina da polícia municipal de Assunção e da Polícia Nacional para verificação de documentos. O médico brasileiro, de 77 anos, foi detido no bairro de Villa Morra, uma das áreas mais caras da capital paraguaia. Abdelmassih residia em uma luxuosa casa com sua mulher, de 37 anos.
Quando os policiais verificavam os documentos do fugitivo da Justiça brasileira, perceberam que ele era buscado pela Interpol. A detenção ocorreu na hora do almoço.
Leia as últimas notícias de Zero Hora
A Senad compartilhou em sua conta no Twitter uma foto do momento da prisão de Abdelmassih e alguns trechos da entrevista coletiva concedida pelas autoridades locais, acompanhada pela rádio 780 AM, do Paraguai. Em uma das postagens, o diretor de comunicação da secretaria, Francisco Ayala, diz:
- Se sabe que o Dr. Abdelmassih viveu em vários países da Europa antes de vir ao Paraguai, há 3 meses.
Em 23 de novembro de 2010, a Justiça o condenou a 278 anos de reclusão. Em 2011, o Supremo Tribunal Federal (STF) cassou uma liminar que permitia a Roger Abdelmassih responder em liberdade ao processo no qual foi acusado de crimes de estupro e atentado violento ao pudor contra então pacientes e uma funcionária de sua clínica de fertilização.
Também em 2011, o Conselho Regional de Medicina de São Paulo decidiu pela cassação do exercício profissional de Abdelmassih, justificada como pena disciplinar.
Formado em Medicina na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 1968, Abdelmassih tornou-se referência em reprodução assistida não só no Brasil como no mundo. Ficou famoso em 1996, quando fez inseminação artificial na então mulher de Pelé.
* Zero Hora, com informações da Agência Estado