Um terremoto forte, de 6,5 graus de magnitude, atingiu o norte do Japão nesta sexta-feira (11). O epicentro foi no Oceano Pacífico, a 129 quilômetros da costa da ilha de Honshu, a principal do arquipélago que forma o país. O sismo ocorreu a 10 quilômetros de profundidade, o que é considerado próximo da superfície.
Um alerta de Tsunami foi emitido pelas autoridades japonesas, mas foi cancelado por volta das 18h30 (horário de Brasília). Ondas geradas pelo terremoto aumentaram o nível do mar em 20 centímetros em algumas cidades, sem causar danos.
O epicentro do terremoto fica a pouca distância da cidade de Fukushima, onde o grande terremoto de 2011, que teve 9.0 graus de força, causou um acidente em uma usina nuclear. O trabalho de limpeza e contenção do material radioativo ocorre até hoje.
A Tokyo Electric Power Company (TEPCO), responsável pela Usina de Fukushima, afirmou no Twitter que "não foi registrada anormalidade nos reatores e nas outras medições de monitoramento na Usina Fukushima Daiichi devido ao terremoto que ocorreu às 4:22 da manhã".