A justiça determinou a reintegração de posse da área invadida desde a última semana, por cerca de mil famílias na zona sul de Porto Alegre. Nesta segunda, os invasores serão notificados e terão 15 dias para recorrer. Segundo a decisão do juíz Mário Roberto Fernandes Corrêa, da Vara Cível do Foro Regional Tristeza, a reintegração deve ocorrer com urgência. A Brigada Militar irá acompanhar a diligência, que ainda não teve a data definida.
Na sentença, o juíz ressalta que os proprietários da área informam a realização de um empreendimento imobiliário no local, demonstrando que a área não está abandonada. A construtora Melnick Even, ingressou na última quinta com o pedido de reintegração de posse.
A invasão teve inicio no dia quatro de julho, quando famílias de diversos bairros de Porto Alegre, entraram no terreno onde ficava a antiga Avipal, na esquina das avenidas Cavalhada e João Salomoni. As famílias se espalharam pelos cerca de 10 hectares, montando barracas e improvisando moradias. Neste final de semana, saltou de 400 para mil o número de famílias que ocupam o terreno. A distribuição dos lotes já foi feita e muitos moradores já ergueram casebres no local.