Cabe agora à Assembleia Legislativa aprovar o projeto de lei do governo do Estado para que a área da antiga Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa) seja repassada ao município de Caxias do Sul. A proposta foi assinada nesta quinta-feira (3) pelo governador Tarso Genro em uma cerimônia no complexo, na Rua Plácido de Castro, no bairro Exposição.
O ato, em tom festivo, reuniu diversas autoridades e representantes do cenário cultural caxiense. O prefeito Alceu Barbosa Velho, em seu discurso, agradeceu inúmeras vezes ao governo pela doação da área e garantiu o tombamento do patrimônio após transferência do espaço. Ele também reafirmou que a destinação do complexo será discutida com a comunidade.
"O senhor marcou um golaço, um verdadeiro gol de placa", disse Alceu para Tarso.
O governador explicou que um dos argumentos que o convenceu a apresentar o projeto foi que a cedência fortaleceria o município de Caxias do Sul. Ele destacou que a mobilização da região o sensibilizou:
"O que houve aqui foi uma mobilização da sociedade, uma capacidade de disputa dos agentes políticos do estado e do compromisso que todos nós assumimos em ter uma solução acordada, consertada naquilo que fosse melhor para a cidade e essa foi a resposta".
Segundo Tarso, foram diversas negociações com a prefeitura e pedidos de deputados da região. Além disso, o ex-governador Germano Rigotto o procurou para aconselhá-lo a fazer a doação da área da Maesa. Tarso aproveitou o discurso em Caxias para dizer que lamenta que o peemedebista esteja fora da disputa ao Senado.
Gaúcha
Governador assina projeto que transfere área da Maesa para Caxias do Sul
Prefeito Alceu Barbosa Velho gasrantiu tombamento do patrimônio
Juliana Bevilaqua
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project