O governador Tarso Genro assina nesta quinta-feira (3) projeto de lei que transfere a área da antiga Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa), ao município de Caxias do Sul. A proposta prevê a cedência integral, sem custos à administração municipal. O ato de assinatura está previsto para as 16h, no Complexo da Maesa, na Rua Plácido de Castro.
O repasse da área precisa ser aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo governador. Conforme o prefeito Alceu Barbosa Velho, o passo natural após a transferência é o tombamento do patrimônio. Segundo ele, o destino do espaço será discutido com a comunidade caxiense:
"Como a gente sabe que é uma área que depende de estudo de viabilidade e é muito grande, até há quem fale que tem ali um passivo de ordem ambiental, nós precisamos ver tudo isso. Como a comunidade se abraçou nessa causa, ela precisa se abraçar para juntos buscarmos a exploração daquele lugar da maneira mais sensata e produtiva. O que podemos fazer? Essa é outra discussão. O que vai se gastar? Que projetos vamos ter? Um projeto popular ou um projeto nosso, da prefeitura?".
Em maio, o governo do Estado ofereceu ceder 35% da área ao município. A prefeitura encaminhou três contrapropostas, uma delas de compra da área no valor de R$ 30 milhões.
Gaúcha
Estado repassará área da Maesa para município de Caxias do Sul
Projeto de lei que transfere patrimônio será assinado na quinta-feira
Juliana Bevilaqua
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: