Subiu de 19 para 24 o número de municípios afetados pelas chuvas que atingem o Rio Grande do Sul nos últimos dias. Somente na Região Norte, são 16 cidades afetadas. De acordo com o coordenador da Defesa Civil da Região de Passo Fundo, capitão Ney Câmara Neto, os municípios de Nonoai, Barra do Rio Azul e Cruzaltense são que necessitam de mais assistência:
“O município de Nonoai está bastante atingido. Já tá em torno de 25 famílias desalojadas. No município de Barra do Rio Azul, temos em torno de 70 pessoas e o município de Cruzaltense, onde 5 famílias estão em ginásio também”, esclarece.
Os municípios de Iraí, Tenente Portela e Barra do Guarita, no Norte gaúcho, estão fazendo levantamentos dos estragos para solicitar o decreto de situação de emergência ainda nesta quinta-feira. O coordenador da Defesa Civil da Região de Santo Ângelo, sargento Lauro Brito Lopes, diz que dezenas de famílias tiveram de deixar as casas por conta das enchentes:
“É o alto volume pluviométrico que levou à enchente nos rios próximos das cidades levando à retirada de famílias ribeirinhas”, ressalta.
No Noroeste gaúcho, que tem 6 cidades afetadas, o município de Unistalda foi o mais prejudicado pelas chuvas que atingem o Rio Grande do Sul. O coordenador da Defesa Civil da Região de Uruguaiana, Capitão Gerson de Mello, alega que os moradores da cidade já estão recebendo assistência, mas que não há necessidade de solicitar o decreto de emergência:
“Nós fomos até o local, fizemos vistoria, verificamos que a situação de emergência não teve grande repercussão, principalmente porque foi só no interior (do município). Então nós solicitamos a eles que pedissem apoio, principalmente assistência social, assistência social estadual e ao pessoal que está fazendo a Campanha do Agasalho, no Estado, para que apoiasse as famílias necessitadas. Esse apoio está sendo providenciado”, defende.
O município de Maximiliano de Almeida, na região Nordeste do Estado, também foi afetado pelas chuvas. O último levantamento realizado pela Defesa Civil Estadual, na manhã desta quinta-feira, 158 pessoas estão desalojadas no Rio Grande do Sul e 20 desabrigadas. Os números devem ser atualizados no final da tarde desta quinta, segundo a assessoria de imprensa do órgão.
Confira os municípios afetados pelas chuvas no Estado por região:
Norte
Barão de Cotegipe
Barra do Rio Azul
Caiçara
Cerro Grande
Cristal do Sul
Cruzaltense
Erechim
Getúlio Vargas
Iraí
Jaboticaba
Miraguaí
Nonoai
Palmitinho
Pinheirinho do Vale
Ponte Preta
Viadutos
Vicente Dutra
Noroeste
Barra do Guarita
Campo Novo
Esperança do Sul
Tenente Portela
Três Passos
Unistalda
Nordeste
Maximiliano de Almeida
Gaúcha
Sobe para 24 o número de municípios afetados por chuva no RS
Iraí, Tenente Portela e Barra do Guarita pretendem solicitar decreto de emergência nesta quinta
Cristiano Goulart
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project