Os projetos previstos pela participação popular para 2014 foram parcialmente atendidos até o momento na Região Central. As prioridades eleitas pela comunidade para investimentos por parte do governo tiveram como principais focos a saúde, a segurança pública e a educação.
Na segurança pública, por exemplo, foram destinadas 40 novas viaturas para as polícias civil, militar e corpo de bombeiros. As informações são do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) da Região Central. Além disso, os investimentos em saúde também estariam sendo atendidos, com destaque para a verba de R$ 31 milhões destinada para a compra de equipamentos do Hospital Regional. A inauguração parcial do espaço está prevista para ocorrer até o final do ano.
Entre os projetos que ainda não saíram do papel estão a Barragem do Soturno, em Santa Maria, e o Aeroporto Civil da cidade. De acordo com o Corede, os projetos não foram abandonados mas não são prioridade. No que se refere a estradas e rodovias, a captação de recursos para a construção de nova ponte na RS-149, no Balneário das Tunas, em Restinga Seca já estaria sendo realizado, mas também sem data para o início das obras.
A pavimentação da RS-516, entre São Martinho da Serra e Santa Maria está garantida para começar ainda este ano, no entanto, o governo não dá data para o início dos trabalhos.