A chegada do frio costuma reduzir em 30% o número de doações no Hemocentro Regional de Santa Maria. Neste ano, devido às campanhas realizadas na região, a redução até agora é de 15%. Nos municípios da região, eram contabilizadas duas doações por mês no inverno. Neste mês, passaram para cinco.
O Hemocentro Regional de Santa Maria atende cerca de 30 municípios e 16 hospitais da região Central do Estado. A intenção das campanhas é fazer com que as pessoas entendam o quanto é necessário e importante que a região tenha um estoque de sangue completo.
A maior necessidade do hemocentro é de plaquetas e sangue do tipo O- (negativo). Conforme a diretora do hemocentro, Carla Coelho, as plaquetas são sempre necessidade no local, pois seu prazo de validade fora do corpo é de cinco dias.
Os tipos de sangue mais doados são A+ (positivo) e O+ (positivo), entretanto, também são os que mais têm saída. O período entre a doação e a liberação para que possa ser aplicado no paciente que necessita, é de dois dias.
Quem quiser doar sangue, deve ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde e não tomar medicamentos. O hemocentro está localizado na Alameda Santiago do Chile número 35 e funciona das 8 da manhã até às 5 da tarde sem fechar ao meio dia.