A chuva que cai há cinco dias no extremo norte e noroeste do Rio Grande do Sul forçou o desligamento da energia elétrica de pelo menos 20 municípios gaúchos. Segundo a Rio Grande Energia (RGE), concessionária que atende as cidades próximas ao Rio Uruguai, a medida é preventiva e atinge 4.250 consumidores.
O principal objetivo é evitar o risco de acidentes em contato com a rede elétrica em razão dos alagamentos. O maior problema está na cidade de Porto Mauá, onde 1.210 clientes estão sem luz. O fornecimento será restabelecido após a normalização das áreas alagadas ou quando apresentarem condições de segurança.
Além da energia elétrica, há problemas no abastecimento de água. Na área da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), o problema atinge os municípios de Palmitinho, Pinheirinho do Vale, Taquaruçu do Sul, Vista Alegre e Porto Xavier, onde ocorrem problemas técnicos em função do alagamento das estações. Em São Valentim, problemas técnicos também em decorrência da chuva desabastecem moradores da cidade. A expectativa é de retorno do serviço às 16h. Iraí também está sem água e a Corsan ainda não dá prazo de restabelecimento.
Mais de 4,6 mil pessoas estão fora de casa
Mais de 4,6 mil pessoas continuam fora de casa no Rio Grande do Sul devido à chuva que atinge 52 municípios das regiões norte e noroeste do Estado. O último balanço foi atualizado às 11h deste sábado (28), pela Defesa Civil gaúcha.
Os números não tiveram modificação em relação ao levantamento divulgado no fim da tarde de ontem. Ao todo, 3.066 moradores da região amanheceram desalojados, e 1.609 estão desabrigados. O maior problema está em Iraí, onde 1.300 precisaram sair de casa. Os municípios de Barão de Cotegipe, Herval Grande e Vicente Dutra já decretaram situação de emergência.
Cidades sem luz
Porto Mauá (1210 clientes)
Barra do Guarita (402 clientes)
Iraí (308 clientes)
Tiradentes do Sul (564 clientes)
Dr. Maurício Cardoso (236 clientes)
Pinheirinho do Vale (121 clientes)
Vicente Dutra (175 clientes)
Porto Xavier (241 clientes)
Crissiumal (181 clientes)
Nonoai (94 clientes)
Novo Machado (434 clientes)
Caiçara (239 clientes)
Demais cidades com clientes interrompidos por questões de segurança: Ametista do Sul, Trindade do Sul, Porto Lucena, Esperança do Sul, Maximiliano de Almeida, Seberi, Paim Filho, Barra do Rio Azul, São José do Inhacorá e Áurea.