A Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra) da Universidade Federal de Santa Maria deve abrir edital nos próximos dias para a contratação de mais uma empresa para finalizar os Planos de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCIs) dos prédios da instituição. Inicialmente, a previsão era de finalizar os PPCIs dos cerca de cem prédios que não possuem os planos até setembro, a partir do trabalho de duas empresas contratadas no mesmo mês do ano passado.
No entanto, apenas 30% do total previsto de PPCIs dos principais prédios da instituição serão concluídos dentro do prazo. A justificativa para o atraso seria a demora para ajustar os projetos de prédios já existentes, como os do Hospital Universitário. A Proinfra pretende firmar o contrato ainda em junho, e a empresa deve assumir as demandas atrasadas junto com equipes da própria pró-reitoria.
Os trabalhos da terceira empresa começam imediatamente após a divulgação da vencedora do edital. As outras duas seguem atuando até setembro, quando encerra o contrato referente a elas. Além disso, a universidade prevê adquirir um caminhão de combate a incêndios: essa aquisição também se dará através de licitação, e o equipamento poderá auxiliar o corpo de bombeiros da cidade em ocorrências menores.
O veículo deve ter capacidade de carregar 5 mil litros de água e permanecerá junto ao campus de Camobi. Ainda não há prazo para essa compra. Os trabalhadores que operarão a máquina deve ser contratados através de empresa terceirizada.