A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) prevê para o começo da próxima semana a recolocação dos cabos de energia furtados na Avenida Roraima, que dá acesso ao campus da instituição no bairro Camobi. O material já foi furtado por pelo menos três vezes, e a pró-reitoria de infraestrutura da UFSM, agora, busca medidas mais enérgicas para evitar novas investidas dos ladrões.
Os fios de cobre serão substituídos por outros de alumínio, mais baratos. Além disso, as caixas subterrâneas que dão acesso à fiação receberão soldagem externa, para impedir a abertura. Câmeras de segurança também estão sendo cogitadas para inibir a ação dos bandidos.
Ainda nesta terça-feira (27) a secretaria de infraestrutura e serviços de Santa Maria afirmou que não irá mais substituir a fiação em pontos turísticos da cidade, que também são alvo do mesmo crime. A reposição apenas deverá ser feita quando uma solução para o problema dos furtos for encontrada.
Apenas o pórtico de acesso à cidade pela RS-287 já teve os cabos furtados por seis vezes, em um prejuízo médio de R$ 30 mil.