A vigésima quarta edição da Festa da Colônia de Gramado começou nesta quarta-feira (30) e segue até o dia 18 de maio, no Centro de Eventos ExpoGramado. O evento celebra os hábitos do interior, a partir do resgate da cultura dos imigrantes alemães, italianos e portugueses. A farta gastronomia, shows musicais e o espetáculo Origens são alguns dos atrativos. Dentro da programação da festa, nesta sexta-feira (2), às 19h, dois novos roteiros de turismo rural de Gramado vão ser lançados, com a presença do Ministro do Turismo, Vinicius Lages. O Roteiro Criativo Várzea - Serra Grande e o Roteiro Caminhos Linha Ávila são as novidades. A Festa da Côlonia de Gramado tem entrada gratuita e o horário de visitação é das 10h às 22h de domingo à quinta-feira e das 10h às 23h nas sextas e sábados.
Já a maior feira de malha do sul do Brasil, o Festimalha, abre as portas ao público nesta quinta-feira (1º) em Nova Petrópolis, no Centro de Eventos da cidade. Neste ano, o Festimalha está celebrando 25 anos. Nesta edição, a expectativa da feira é atrair 100 mil visitantes e comercializar 350 mil peças de malha. O evento conta com 66 expositores. Os finais de semana temáticos são as principais novidades, ao trazer diferentes atrações a cada abertura dos portões do festival. Outras ações como o Top Model Terceira Idade, o Prêmio Festimalha e a Corrida 25 anos Festimalha também integram o evento. A feira segue até 1º de junho, com visitação de quinta-feira a domingo, das 10h às 19h.
E, em Canela, cerca de 400 cavalarianos são aguardados neste feriado pelo Dia do Trabalho na Quinta Cavalgada da Fé, que abre a agenda da Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio. Os cavalarianos percorrem sete quilômetros, partindo da Catedral de Pedra, em direção ao Santuário de Caravaggio, no Parque do Saiqui. Após a Missa Campal, a partir das 13h, acontece apresentações de grupos de danças tradicionalistas e disputas de laço.