Para facilitar a acessibilidade e se adequar a normas técnicas da área da saúde, o Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) busca verbas estaduais para uma reforma. A liberação da obra depende da entrega de projetos que estão sob responsabilidade da Secretaria Municipal da Saúde. Por enquanto, as adequações estão orçadas em R$ 3,4 milhões.
Segundo a secretária Dilma Tessari, as negociações com o governo do Estado estão em ritmo acelerado, mas não existe um prazo para que a obra comece. A secretária explica que o prédio foi construído há 16 anos e, desde então, a legislação sobre como devem ser as instalações mudaram.
"São várias reformas. Desde o tempo em que ele foi construído, em 1997, muitas adequações legais foram instituídas na área da saúde. Por exemplo, tem uma escada para subir, o paciente precisa ser atendido também no andar superior, e isso não é mais assim pelas novas normas. O acesso ao paciente deveria ser no andar térreo".
Em média, o hemocentro capta 1.200 bolsas de sangue por mês. Do total, 64% fica em Caxias do Sul e o restante é distribuído entre 47 municípios da Serra.