A depredação de equipamentos destinados ao Território da Paz do Morro Santa Tereza, na zona sul de Porto Alegre, impediu a instalação de 19 câmeras de monitoramento no bairro. Os aparelhos seriam utilizados pela Brigada Militar para o mapeamento do consumo e tráfico de drogas na região. No entanto, foram quebrados ainda durante a instalação. O coordenador do Programa Estadual de Segurança com Cidadania, delegado Carlos Santana, diz que não há mais prazo para utilizar as câmeras no bairro:
“Câmeras foram duas, mas há muitos danos causados nos postes. Há muita fiação que foi furtada. Algumas caixas de luz foram depredadas e outras até subtraídas. A Secretaria da Segurança Pública está renegociando, então, o contrato com a empresa. Eu não posso te dar uma previsão agora de quando vão retomar e concluir a obra de instalação desses equipamentos”, esclarece.
Os equipamentos foram entregues em agosto do ano passado pelo Governo Federal, oriundos do programa “Crack, é Possível Vencer”. Além das câmeras, Porto Alegre recebeu três microônibus equipados, viaturas e motocicletas para a Brigada Militar. O investimento total foi de R$ 5,8 milhões. O Território da Paz do Rubem Berta e o Centro Histórico de Porto Alegre também receberam e já instalaram os equipamentos.
Gaúcha
Depredações impedem instalação de câmeras no Território da Paz do Santa Tereza
Território da Paz do Rubem Berta e Centro Histórico também receberam e já instalaram os equipamentos
Cristiano Goulart
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project