Em cerimônia marcada para o dia 28, o Comando Militar do Sul (CMS) fará a passagem de comando do general Carlos Bolivar Goellner para o general Antônio Hamilton Martins Mourão, que exercia o cargo de vice-chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, no Rio de Janeiro.
O ato ocorre às 11h no 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, em Porto Alegre. Nascido em 15 de agosto de 1953, em Porto Alegre, Mourão entrou no Exército em 1972, na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ). Foi declarado aspirante a oficial da Arma de Artilharia em 1975.
Além dos cursos de formação, de aperfeiçoamento e de altos estudos militares da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e do curso de política, estratégia e alta administração do Exército, fez também cursos básico de paraquedista, mestre de salto e salto livre.
Durante sua carreira militar, Mourão foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras, cumpriu missão de paz em Angola e foi adido militar na Embaixada do Brasil na Venezuela. Comandou o 27º Grupo de Artilharia de Campanha em Ijuí (RS), a 2ª Brigada de Infantaria de Selva em São Gabriel da Cachoeira (AM) e a 6ª Divisão de Exército em Porto Alegre.
O Comando Militar do Sul engloba organizações militares sediadas no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, possuindo em sua constituição três Divisões de Exército, duas Regiões Militares, oito Brigadas e 162 Organizações Militares, que resultam num efetivo de cerca de 50 mil militares - um quarto do total do Exército. Em sua área concentram-se 90% dos blindados, 100% da Artilharia Autopropulsada, 75% da Artilharia, 75% da Engenharia e 75% da Cavalaria Mecanizada dos meios da Força Terrestre.