Disponível em duas versões em DVD, pelas distribuidoras Universal e Continental (em nova edição, que acaba de chegar às lojas, ao preço de R$ 39,90), O Homem Elefante (1980) é o segundo longa de David Lynch e um dos filmes mais tristes da história do cinema. Retornar a ele é rever um tipo de sensibilidade que o grande diretor e roteirista volta e meia visita (foi o caso em História Real, por exemplo), mas não é o tipo de exercício estético que ele mais parece apreciar (vide novos clássicos como Veludo Azul e Estrada Perdida, ou ainda a histórica série de televisão Twin Peaks, depois desdobrada no longa Os Últimos Dias de Laura Palmer).
O Homem Elefante é baseado na história verídica de John Merrick, um inglês do século 19 que sofreu de Síndrome de Proteous, doença congênita que provoca a disfiguração. Interpretada por John Hurt, a melancólica figura tem ajuda de um amável médico vitoriano (Anthony Hopkins). Isso depois de passar parte de sua existência sendo exibida em circos de variedades nos quais era apresentado como monstro. De maneira generosa e delicada, Lynch reflete sobre dignidade humana - e tudo o que a cerca.
Um dos principais nomes do cinema contemporâneo, o realizador é daqueles cuja obra está totalmente acessível no mercado de home vídeo. Não há um longa de Lynch que ainda não tenha saído em DVD no Brasil. Em Blu-ray, a situação é diferente: nem mesmo filmes aclamados como Cidade dos Sonhos saíram no formato no país.
Mais David Lynch...
...em DVD
> Eraserhead (1977)
> O Homem Elefante (1980)
> Os Últimos Dias de Laura Palmer (1992)
> Estrada Perdida (1997)
> História Real (1999)
> Cidade dos Sonhos (2001)
> Império dos Sonhos (2006)
...em Blu-ray
> Duna (1984)
> Veludo Azul (1986)
> Coração Selvagem (1990)