A estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou a temperatura máxima e histórica de 40,6ºC nesta quinta-feira (6) em Porto Alegre. A marca foi registrada por volta das 17h. O período só não foi mais quente do que a temperatura registrada no verão de 1943, há 71 anos, quando os termômetros apontaram 40,7ºC. Mas o calor não foi exclusividade da Capital gaúcha.
No município do Vale do Sinos, Campo Bom, o mais quente do Estado, o Inmet marcou 39,5ºC nesta tarde. No entanto, os termômetros da região central da cidade apontaram 44ºC por volta das 16h30. Confirmando a temperatura, o termômetro digital da Rádio Gaúcha marcou 44,6ºC no mesmo horário. Toalha molhada, sombrinhas e muita água foram as principais saídas dos moradores de Campo Bom para amenizar o impacto das elevadas temperaturas que atingem o município, como relata o cozinheiro Mário Nunes:
"A gente muda todo o hábito de alimentação, mas não dá para perder o bom humor, né? Lá no inferno é pior porque não tem água e não tem vento. Aqui na cidade nós temos, água, um ventinho e esse calor gostoso", brinca.
Durante a tarde, dezenas de moradores também protestaram pela demora no restabelecimento da luz no bairro Metzler, que já dura seis dias. A Rua Rio Grande do Sul foi bloqueada durante um período e liberada por volta das 16h. Segundo a AES Sul, só há falta de energia em pontos isolados da cidade e o serviço deve ser normalizado até o final da noite desta quinta. As temperaturas em Campo Bom devem permanecer em 39ºC na sexta e sábado e subir para 40ºC no domingo, segunda e terça.
Gaúcha
Capital tem dia de calor histórico e termômetros chegam a 44ºC no Vale do Sinos
Município de Campo Bom deve ter temperaturas máximas de 39 e 40 graus
Cristiano Goulart
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project