A concessionária AES Sul pode ser multada em até R$ 5 milhões pela demora no restabelecimento do serviço de energia elétrica no Vale do Sinos. Cerca de 3,3 mil clientes da concessionária permanecem sem luz desde a última sexta-feira (31), quando um vendaval atingiu a região.
Na tarde desta quarta-feira (05), representantes da AES Sul foram chamados à sede da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs) para prestar esclarecimentos sobre o problema no Vale do Sinos. A concessionária afirmou que tem trabalhado com toda capacidade para normalizar o atendimento na região. Cerca de R$ 3 milhões já foram investidos em manutenção desde a última sexta-feira, segundo a AES Sul. O diretor substituto da empresa, Newton Santos, afirma que a demora é resultante da intensidade do vendaval que atingiu o Vale do Sinos:
“Nós trabalhamos com muita necessidade de reconstrução de rede. Tivemos um esforço muito significativo, trouxemos equipes de todas as áreas da AES Sul, prestadores de serviço e até empresas que não trabalham com a AES Sul para fazer essa reconstrução. Entendemos que embora não seja natural e nem normal que alguém fique sem energia esse período todo, os danos causados pelo temporal levaram a isso”, defende.
No entanto, o presidente da Agergs, Carlos Martins, qualifica como “injustificável” a demora no restabelecimento do serviço no Vale do Sinos:
“Não se justifica uma quantidade tão grande de consumidores seis dias sem energia elétrica, que é um serviço tão básico e essencial para a população. Eu acho isso injustificável e até inaceitável, ainda mais vivendo um calor de 40ºC”, critica.
Os documentos apresentados pela AES Sul na reunião desta quarta será incluído ao processo administrativo aberto pela Agergs na segunda-feira para tratar do tema. A agência irá avaliar se a ação da concessionária foi, ou não, suficiente para solucionar o problema. Se constatado irregularidade, a AES Sul será multada.
A AES Sul já foi multada em cerca de R$ 27 milhões entre 2003 e 2013 por ineficiência, corte de energia elétrica, e referente a indenizações pagas à clientes. Somente os últimos três anos, foram mais de R$ 11 milhões.
Cerca de 3,3 mil clientes da concessionária seguem sem luz no Vale do Sinos desde a última sexta-feira. O município mais afetado é Novo Hamburgo, seguido de Campo Bom, Estância Velha e Portão.
Gaúcha
AES Sul pode ser multada em até R$ 5 milhões por falta de luz no Vale do Sinos
Concessionária já pagou R$ 27 milhões em multas entre 2003 e 2013 por problemas na prestação de serviço
Cristiano Goulart
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