No lugar da multidão de jovens e da onda que vem ocorrendo principalmente em São Paulo, apenas o público de sempre, lojistas atentos e segurança reforçada. Esse foi o cenário no shopping Praia de Belas na tarde deste sábado, 18, onde um "rolezinho" organizado pelas redes sociais era previsto para acontecer. O shopping está em alerta para domingo.
- Soube pelas redes sociais que teria um rolezinho aqui. Mas com esse calorão, a maioria deve ter ido para a praia - disse a vendedora Jessiane Balejo.
Funcionária de uma loja próxima à praça de alimentação, Jessiane está acostumada a ver aglomerações se formarem nos finais de semana. São jovens entre os 13 e 17 anos, que saem para passear e curtir as tardes livres. Ela relata que, quando se formam grupos com mais de dez pessoas, os seguranças geralmente pedem para o pessoal dispersar.
- Tudo informal, sem agressão - complementa.
Moradores do bairro Belém Velho, os amigos Marlon da Silva, Paulo Barotto e Felipe Silveira, todos na faixa etária dos 15, foram ao shopping dar uma volta, trajando roupas de marcas como Calvin Klein e Nike, usando boné e corrente dourada. Questionados sobre serem integrantes do movimento mais falado das últimas semanas, um deles responde:
- Não sabemos do que se trata. Viemos só tomar sorvete e dar uma volta.
A administração do Praia de Belas Shopping Center emitiu uma circular com a data do dia 19 de janeiro, informando que o local opera normalmente e monitora as informações referentes ao "Movimento Rolezinho em Shoppings". Mesmo assim, algumas lojas optaram por fechar as portas no domingo a fim de evitar prejuízos.
- Não iremos abrir por precaução, tivemos a notícia de que poderia haver correria - diz a funcionária de uma joalheria.
Além do Praia de Belas, o shopping Moinhos de Vento é local escolhido para um dos eventos organizados no Facebook previstos para o domingo.
Com um final de semana de sol e calor de mais de 35ºC na Capital, muitos porto-alegrenses preferiram dar um "rolezinho" no Litoral.
Lei mais:
Mesmo sem "rolezinho", shopping fecha e só reabre neste domingo em São Paulo
O rolezinho é bom para pensar o Brasil
Discriminação de "Rolezinho" em São Paulo vira causa de movimentos sociais