Veja quais são os lotes de leite contaminado e orientações para o consumidorFraude no RS: Ministério Público descobre no leite substância que causa câncer
Eu fazia meu trabalho normal quando recebi uma ligação pedindo para ir com urgência à Promotoria Criminal, em Porto Alegre. Não tinha carro disponível na rádio na hora e eu larguei tudo e fui correndo até a Rua Santana. Quando cheguei, a reação foi de perplexidade diante da confirmação: 'Tem formol no leite e isso causa câncer', disse o promotor Mauro Rochemback.
Isso foi um mês antes da operação ser desencadeada, o que mostra a confiança das fontes, no caso dois promotores e um policial civil. Toda a imprensa pode participar da operação, mas o acompanhamento de toda a investigação coube a mim e ao repórter Giovani Grizotti, da RBS TV. Crédito para o nosso trabalho, mas mais ainda às nossas empresas e a confiança que as autoridades têm nelas.
“ A reação foi de perplexidade diante da confirmação: 'Tem formol no leite e isso causa câncer', disse o promotor ”
O repórter Guilherme Pulita participou da cobertura na Serra, já que seriam expedidos mandados de prisão simultâneos e em várias cidades. Mas a grande sacada foi a parceria com a Giane Guerra, que escreve o blog Acerto de Contas. O fato envolve mais do que um caso policial, mas de consumo e de saúde. Enquanto eu estava divulgando o fato em si, no dia da operação, junto com o Pulita da Serra, a Giane explicou todos os passos que os consumidores deveriam tomar e a lista dos lotes contaminados.
Repetimos essa parceria na segunda parte da operação, mas desta vez com o Eduardo Matos, já que eu estava fora, e depois na terceira fase. Continuamos acompanhando os processos judiciais e todos os novos fatos. O mérito veio com o prêmio de jornalismo do Ministério Público em rádio e internet e também com o apoio dos internautas/ouvintes nos comentários dos blogs Caso de Polícia e Acerto de Contas.
Confira outros fatos da retrospectiva: