Os 17 postos de saúde da cidade de Rolante, no Vale do Paranhana, vão fechar as portas de 23 de dezembro a 6 de janeiro. Nesse período, os cerca de 20 mil habitantes devem se dirigir à Fundação Hospitalar de Rolante que, segundo o vice-prefeito e secretário de Saúde, Régis Zimmer, terá o atendimento reforçado - o plantão conta com um médico e será contratado mais um durante esse período.
- Vamos ter essa alteração pela reestruturação que fizemos para a redução de custos na cidade. Nessa época, a procura nos postos diminui muito porque todos saem de férias. Assim, conseguimos dar férias para os funcionários da saúde sem ter prejuízo para a comunidade. O aproveitamento depois é maior, vai facilitar - esclarece o vice-prefeito.
Zimmer salienta que os médicos que tiram férias depois, em períodos com maior procura nos postos, prejudicam os pacientes com a redução no número de profissionais. O prefeito Ademir Gonçalves, reforça o argumento de Zimmer, e afirma que no plantão de emergência do hospital da cidade serão colocados dois médicos plantonistas.
- Tomamos essa medida porque no Natal e no Ano Novo as pessoas marcam as consultas e não comparecem. Assim gastamos dinheiro mantendo a estrutura e os funcionários.
A decisão tomada pela administração municipal não agrada a todos. Para um morador da cidade que pediu para não ser identificado, a atitude é um absurdo:
- Férias coletivas na saúde não pode acontecer. Doença não tira férias, não tem dia nem hora. Colocar mais um médico no plantão não vai suprir a necessidade de atendimento.
Rolante conta com 17 postos de saúde, seis na cidade e 11 no interior. Na cidade localizam-se nos bairros Centro, Rio Branco, Imocasa e Grassmann. Já no interior do municípios, as unidades ficam nos bairros Alto Rolantinho, Areia, Boa Esperança, Rolante, Fazenda Passos, Colônia, Alto Rolante, Morro Grande e Monges.
Férias coletivas
Postos de saúde terão 15 dias de recesso em Rolante, no Vale do Paranhana
Secretaria de Saúde afirma que o plantão do hospital da cidade será reforçado
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: