Que apostador poderia pensaria o campeão brasileiro de 2012 na Série B? Que pessimista torcedor vascaíno imaginaria o time sendo rebaixado pela segunda vez em cinco anos? Que otimista ou lunático flamenguista ou botafoguense projetaria Fluminense e Vasco, na segunda divisão, ao mesmo tempo?
Atlético-PR vence o Vasco e garante o Criciúma na Série A
Paulo Germano: "Não existe torcida organizada sem violência"
Difícil responder. Mas foi isso que a última rodada do Campeonato Brasileiro deste ano apresentou. Fluminense e Vasco farão o chamado "Clássico dos Gigantes", menores, na Série B em 2014. O último campeão brasileiro até venceu seu jogo. Foi a Salvador e fez 2 a 1 no Bahia. Todavia, precisava que o Coritiba não vencesse o São Paulo, no Morumbi. Mas os paranaenses fizeram o seu papel e permaneceram na elite.
O time de Fred, Rafael Sobis e tantos outros jogadores que conquistaram a glória máxima do país há um ano, agora amarga o segundo rebaixamento da sua história. Seriam três, mas em 1996, uma virada de mesa manteve o tricolor na elite.
Segunda queda em cinco anos
A queda do Vasco foi ainda mais dolorosa. Não só pela goleada de 5 a 1 que sofreu para o Atlético-PR. No jogo na Arena Joinville, uma briga generalizada manchou ainda mais o ano do clube e também o Brasileirão. O time da Colina, tetracampeão nacional, amarga o segundo rebaixamento em cinco anos. Em 2008 a história foi a mesma, com o mesmo presidente, Roberto Dinamite.
O Vasco dá adeus à elite do futebol brasileiro na 18ª colocação, com 44 pontos. Ganhou 11 vezes, empatou outras 11, e foi derrotado em 16 oportunidades. Já o Flu cai em 17º, com 46 pontos, tendo 12 vitórias, 10 empates e também 16 derrotas.
A Série B estará com mais glamour em 2014.