Foram entregues na tarde desta quarta-feira (04) os primeiros 20 cartões de isenção de passagem intermunicipal para estudantes da Região Metropolitana de Porto Alegre. Foram contemplados alunos do Ensino Médio e também da graduação, que se enquadraram nos critérios do programa, entre eles, renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. A partir de hoje, eles já estão aptos a utilizar o cartão para ir à aula.
A expectativa do governo é que mais de mil estudantes sejam beneficiados até o final de 2013. Segundo balanço da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), mais de 10,7 mil estudantes já se cadastraram para obter o beneficio em 2014, além de outros 377 municípios que farão o convênio para receber repasses do governo.
As prefeituras de áreas não contempladas pela Metroplan que realizam convênio, não precisam complementar a verba e são ressarcidas de acordo com o volume de recursos gastos. O secretário de Obras, Luis Carlos Busato, considera que o governo foi ágil no desenvolvimento e implantação do programa. "Quando recebi a missão do governador, pensei que não daria tempo. Mas todos colaboraram e hoje é um dia histórico para todos nós. O Rio Grande do Sul foi pioneiro nos protestos e também nas soluções", apontou.
A previsão é aplicar quase R$ 3 milhões neste ano e outros R$ 16 milhões no próximo ano.