Atitudes, crenças e valores morais e éticos que influenciarão o desenvolvimento da criança ou adolescente estão envolvidos na escolha da escola para um filho. Por isso, é sempre uma tarefa difícil, afirma a professora Beatriz Kulisz, da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Antes de visitar uma escola, os pais devem conversar e refletir sobre os critérios necessários para a escolha da instituição de ensino.
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É importante destacar que, além dos pais discutirem entre si o assunto, eles precisam conhecer o filho a partir do convívio, inclusive suas competências e habilidades, para que a escola eleita seja adequada. Confira fatores que devem ser considerados antes da decisão, segundo Beatriz.
> Proposta pedagógica: conhecer a metodologia de ensino, a utilização de materiais pedagógicos e até mesmo o calendário escolar. Os pais precisam compreender o que se passa dentro da escola, até mesmo para acompanharem o filho com mais segurança ao longo do ano. Outro aspecto importante são as interações entre a família e a instituição: a periodicidade das reuniões de pais e mestres e as atividades planejadas com os pais.
> Professores: solicitar o quadro de docentes da escola e a sua formação; observar a relação do número de alunos por educador; verificar se há uma política estabelecida em relação à formação continuada dos professores. É interessante confirmar se há uma coordenadora e uma supervisora pedagógica na equipe de gestão. A escola deve assegurar aos profissionais oportunidades de qualificação pedagógica.
> Avaliação: conhecer a metodologia de avaliação adotada pela escola, bem como os critérios empregados para a sua elaboração e a forma de apresentação de resultados aos pais. A família precisa confiar no tipo de avaliação da escola para que o filho se sinta mais seguro.
> Atividades extracurriculares: verificar se as atividades planejadas para esse período fora do horário normal de aula contemplam as necessidades da criança e se não foram organizadas apenas para facilitar a vida dos pais que trabalham o dia inteiro. É preciso reservar horário para os temas de casa e deixar tempo livre.
> Infraestrutura: verificar se existem quadras ou espaços livres para a prática de esportes nas aulas de educação física, sala de música e de artes, laboratório de ciências, ambiente informatizado com acesso à internet e a presença de um educador para intermediar as interações, biblioteca com acervos adequados e atualizados de livros, revistas e jornais e a presença de um bibliotecário para orientar a pesquisa. Não se deixe levar por uma bela decoração - os espaços de aprendizagem precisam estar coerentes com a proposta pedagógica da escola.
Preste atenção: Uma atitude recomendada é levar o filho à escola escolhida antes do início das aulas, para que ele conheça o ambiente e os professores. Isso poderá minimizar o impacto do primeiro dia de aula.