Faltando dois dias para comemorar seus 77 anos, no próximo sábado, o arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, acredita que seu sucessor deve ser escolhido ainda em setembro. Há dois anos, ele encaminhou seu pedido de renúncia ao Vaticano, por alcançar a idade limite para exercer a atividade, e ainda aguarda pela nomeação.
O novo Arcebispo poderá ser de qualquer região do Brasil, já que além dos três nomes indicados por Dom Dadeus e pelos Bispos do Rio Grande do Sul, todos os arcebispos das 44 dioseses espalhadas pelo país, também encaminham sugestões. A lista de nomes é encaminhada para avaliação da Congregação para os Bispos, no Vaticano, onde é feito avaliação e podem ser incluídos outros nomes e, só então, o Papa avalia e nomeia o sucessor.
Dom Dadeus afirmou que a lista de nomes já havia sido encaminhada à Itália ainda em janeiro, mas logo em seguida o Papa Bento XVI renunciou, o que atrasou o processo, que geralmente ocorre em um ano. "A qualquer momento pode ser anunciado, não temos como prever, além da renúncia do Papa tivemos as férias européias que terminaram em setembro, portanto ainda neste mês podemos ter algumas resposta", explica.
Dom Dadeus completou 50 anos de sacerdócio no ano passado, sendo dez na Arquidiocese de Porto Alegre. Ele garante que seguirá "firme e forte" em sua missão de espalhar a religião pelo Estado e que ao deixar o cargo, ficará à disposição de seu sucessor. O religioso falou ainda sobre a escolha do novo Papa, afirmando que mundo "esta muito bem representado" e frisou a importância de colocar em prática tudo o que foi dito por Francisco em sua visita ao Brasil "O Papa nos mostrou a necessidade de renovação da Igreja na América Latina. A Igreja está sendo convocada para sair à rua", declarou.
Gaúcha
Dom Dadeus Grings acredita que seu sucessor deve ser nomeado ainda em setembro
Arcebispo de Porto Alegre encaminhou pedido de renúncia ao Vaticano ainda em 2011, depois de alcançar a idade limite para exercer a atividade
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: