Em Porto Alegre, um grupo de cerca de 100 manifestantes se deslocou da prefeitura de Porto Alegre pela avenida Borges de Medeiros. Os manifestantes pertenciam a centrais sindicais e acabaram a marcha na região da av. Loureiro da Silva, sem registro de tumulto ou confronto com a Brigada Militar. Após o encerramento do desfile cívico-militar a Marcha dos Excluídos ingressou na avenida para realizar protesto pacífico.
Já outro grupo saiu da Praça Argentina, na av. João Pessoa e foi bloqueado pelo pelotão de choque quando tentou acessar a Perimetral, nas imediações do viaduto Imperatriz Leopoldina. Apesar do clima tenso com a Brigada Militar e Polícia do Exército, não houve confronto. Cerca de 200 pessoas, ligadas ao Bloco de Lutas pelo Transporte 100% Público e ao movimento Black Bloc, levam cartazes e entoam gritos de ordem.
Por volta do meio-dia deste sábado, um grupo depredou duas agências bancárias no Centro da Capital. Uma pessoa foi presa.
Manifestantes que estavam no centro dispersaram para o Parque da Redenção. Brigada Militar mantém um efetivo reduzido para acompanhar cerca de 50 manifestantes. Maioria dos policiais deixou local. De acordo com primeiro levantamento da Brigada Militar, duas agências bancárias foram danificadas e diversos estabelecimentos do centro pichados.
Acompanhe um resumo dos protestos em outras cidades:
CAXIAS DO SUL: Alguns jovens vestidos de preto participaram do desfile do 7 de setembro pedindo melhorias no transporte público. Movimento foi pacífico.
SANTA MARIA: Protesto pacífico em Santa Maria. Representantes do Cpers/Sindicato solicitam o piso nacional do magistério. Os manifestantes foram monitorados pela Brigada Militar;
RIO DE JANEIRO: Doze pessoas foram detidas no Rio durante protestos neste 7 de Setembro, de acordo com informações da Polícia Civil. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até o meio-dia, nove pessoas foram atendidas no Hospital Souza Aguiar. Três pessoas já receberam alta e seis permanecem internadas em observação. Uma criança foi atendida com escoriações leves na cabeça e já recebeu alta. Quatro foram atendidos com ferimentos por bala de borracha e uma por estilhaço.
BRASÍLIA: Cerca de quatro mil policiais militares foram mobilizados para fazer a segurança durante o desfile cívico. Manifestantes iniciaram, em Brasília, marcha contra a corrupção. Eles deixaram área de concentração ao lado do Museu Nacional, na Esplanada dos Ministérios, e seguiram em direção ao Congresso Nacional. Manifestantes mascarados e policiais entram em confronto em frente ao local. Depois de um início de empurra-empurra e bate-boca, os policiais usaram spray de pimenta para tentar conter os manifestantes. Cerca de 300 pessoas, segundo o comando da Rotam, participaram do protesto. Uma pessoa foi detida, porque usava máscaras e não quis se identificar.
Torcedores passam por soldados da cavalaria da Polícia Militar em frente ao Estádio Nacional Mané Garrincha uma hora antes do início do jogo entre Brasil e Austrália. Confronto entre manifestantes ocorreu a cerca de um quilômetro do estádio. Policiais impediram a chegada dos manifestantes à arena com o uso da tropa de choque, cães e bombas de gás lacrimogêneo.
Gaúcha
Brasília: policiais impediram a chegada dos manifestantes no Estádio Nacional Mané Garrincha com gás lacrimogêneo
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: