Atividades extraclasse fazem parte da vida de muitas crianças. Os cursos e aulas extras devem ser adequados à faixa etária e ao desenvolvimento particular de cada criança. O ritmo de tais atividades deve ser compatível com as demais tarefas pessoais e familiares.
>>> Leia mais
Busque sintonia entre a educação oferecida na escola e no lar
Avalie a estrutura física da instituição escolar antes de escolher
Observe a proposta pedagógica da escola na hora da escolha
Como facilitar a adaptação da criança à escola
Veja o que mais pode ser observado para não exagerar na agenda do seu filho.
- O bem-estar da criança, seu humor e produtividade são indícios para saber o quanto e como planejar uma programação que respeite a idade com qualidade de vida e saúde. É preciso verificar se as atividades planejadas para esse período contrário ao horário de aula contemplam as necessidades da criança e são organizadas para facilitar a vida dos pais que trabalham o dia inteiro.
- O ato de brincar e o descanso devem ter espaço garantido nessa agenda durante todos os dias. Também deve haver tempo para a criança fazer os temas de casa com alguém da família que irá acompanhar e tirar dúvidas.
- As atividades extracurriculares não podem sobrecarregar ou comprometer a rotina escolar e o tempo livre. Não se deve montar uma agenda atribulada diariamente como a de um adulto.
- Criança precisa ter tempo para brincar, pois é isso que vai favorecer o desenvolvimento do raciocínio e da imaginação. Quando uma criança brinca, ela está se preparando para a vida.
- Os pais devem respeitar seu filhos no momento de definir as atividades extraclasse. Além disso, devem garantir bons momentos em família quando chegam em casa.
Fontes: Beatriz Kulisz, professora da Faculdade de Educação da PUCRS, Maria Cristina Bortolini, professora da Faculdade de Educação da UFRGS, e Regina Urmersbach, do curso de Pedagogia da Unisinos