Depois de cortar o abastecimento de água em Novo Hamburgo, devido às fortes chuvas que caíram na cidade, a prefeitura decidiu decretar situação de emergência, nesta terça-feira (27). As aulas foram suspensas, nas redes municipal e estadual. O serviço de água de São Leopoldo está auxiliando à cidade.
A Companhia de Abastecimento de Novo Hamburgo (Comusa) teve de suspender o fornecimento de água, pois o Rio dos Sinos está cheio demais, e a vazão é muito grande onde fica a bomba de captação. A cidade ficará sem água até domingo. O problema é que o rio continua subindo, e só quando ele voltar abaixo do nível de 8 metros, é que a captação poderá ser retomada.
O diretor da Comusa, Mozar Dietrich, disse, em entrevista ao Gaúcha Repórter, que essa situação nunca aconteceu antes na cidade. Ele garante o abastecimento nos hospitais, postos de saúde e creches, mas orienta o racionamento. "A orientação que a Comusa dá, a maioria das pessoas tem caixas d'água, as pessoas vão ter que fazer um cálculo em casa para usar somente para a alimentação. Não vai poder usar para lavar roupa, e evitar tomar banho também", afirma.
Onze caminhões-pipa vão distribuir água para as comunidades. Mozar Dietrich acha que o rio só volte a baixar na quinta-feira. Segundo ele. por volta de sexta-feira ou sábado a companhia irá fazer a reinstalação dos equipamentos, para voltar a bombear água somente no domingo.
Confira a entrevista
None