A entrada da criança na escola depende de cada família avaliar bem qual o momento mais adequado. Durante o ingresso, é preciso compreender o que se passa com a criança nesta fase, a fim de facilitar o processo de adaptação. Especialistas ouvidas por ZH dizem que o ideal para pais incentivarem as crianças a começar em uma escola ou trocar de instituição é que as levem até o colégio antes do início das aulas, para conheçer o ambiente e, se possível, os professores.
>>> Leia mais
Busque sintonia entre a educação oferecida na escola e no lar
Avalie a estrutura física da instituição escolar antes de escolher
Observe a proposta pedagógica da escola na hora da escolha
Saiba dosar a agenda de atividades extraclasse dos filhos
Veja outras dicas.
- Isso poderá minimizar o impacto do primeiro dia de aula. Afinal, é um território desconhecido que vai dar início a uma nova vida que inclui adaptação de horários, regras, rotina, professores e novos amigos. São tantas informações que o novo ambiente pode tornar-se um cenário assustador, capaz de criar certas dificuldades ou até mudanças de comportamento, como cenas na porta da escola e até mesmo medo dos coleguinhas.
- Os pais são figuras importantíssimas no apoio afetivo e emocional nessa fase de adaptação para a criança enfrentar os medos com segurança e tranquilidade. Por isso, a família deve montar uma agenda flexível, de forma que sempre tenha algum responsável na escola durante esse processo. Com o passar do tempo, a confiança vai aumentando até se estabelecer.
- Também é importante a família demonstrar prazer em criar e participar de atividades lúdicas e pedagógicas por meio de leituras e diferentes fontes de conhecimento que vão servir de estímulo. Incluir na rotina fatos que remetam à escola e ao aprendizado facilita a aceitação do novo ambiente.
- É igualmente importante observar a reação da criança e ver se ela gosta de ir à aula e se comenta sobre bons momentos que passou no período. Os pais devem participar das atividades quando chamados pela escola. Fazer parte do mundo em que seu filho está inserido todos os dias é fundamental para confirmar se foi feita a escolha mais acertada.
Fontes: Beatriz Kulisz, professora da Faculdade de Educação da PUCRS, Maria Cristina Bortolini, professora da Faculdade de Educação da UFRGS, e Regina Urmersbach, do curso de Pedagogia da Unisinos