Fazer mais de uma visita a cada escola em horário de funcionamento é fundamental para avaliar a estrutura física das instituições, na hora de escolher um colégio. Os ambientes têm de ter uma função pedagógica para desenvolver o aprendizado. Além disso, a escola precisa contar com espaços adequados aos diferentes recursos de ensino.
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Como facilitar a adaptação da criança à escola
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Confira outras dicas de especialistas.
- As salas de aula devem ser limpas, arejadas e confortáveis. Quadras para a prática de esportes nas aulas de educação física, sala de música e de artes, laboratório de ciências, ambiente informatizado com acesso à internet e uma boa biblioteca são essenciais.
- É importante que haja a a presença de um educador especializado em multimeios para as interações e uma biblioteca com acervo atualizado de livros, revistas, jornais e com a permanência de um bibliotecário que oriente as pesquisas.
- No caso de bebês, verifique se o local para troca de fraldas e armazenamento das mamadeiras são adequados.
- Veja como a escola trabalha o período de adaptação. Se os pais podem ficar o período todo ou apenas algumas horas. A criança chorar no início é normal, mas há um limite para esse choro que deve ser observado.
- Também deve-se verificar como está organizada a entrada e a saída de pessoas para saber se a escola oferece segurança aos alunos. Questione sobre o currículo escolar sem esquecer que atividades ligadas à cultura ajudam na formação intelectual e de caráter.
- Procure escolas que tenham projetos artísticos como música, teatro e dança. Para os adolescentes, é importante pedir sua opinião antes de escolher a escola.
- Veja se a mensalidade cabe no orçamento ou o aluno pode sentir que não pertence àquele mundo. Lembre-se que, além da mensalidade, há matricula, material e excursões. Coloque tudo na ponta do lápis.
- Deve-se analisar se o pátio é adequado para as crianças brincarem no horário do intervalo e se conta com a presença de monitores que garantem a segurança dos alunos.
- O espaço de recreio também deve viabilizar o conhecimento e a interação com os colegas de outras turmas e de diferentes idades por meio de brincadeiras, jogos organizados e espontâneos.
- Os espaços externos precisam atender às necessidades de imaginação das crianças por meio de um ambiente aconchegante, onde elas possam escutar histórias, dramatizar cenas, brincar, correr, ouvir música e manifestar as mais variadas formas de expressão. Se houver outros ambientes que agradem os pais é melhor, mas é importante não deixar que a beleza do local predomine no julgamento e prevaleça sobre a qualidade do ensino.
Fontes: Beatriz Kulisz, professora da Faculdade de Educação da PUCRS, Maria Cristina Bortolini, professora da Faculdade de Educação da UFRGS, e Regina Urmersbach, do curso de Pedagogia da Unisinos