Apenas gremistas poderão ir à Arena no próximo domingo para o Gre-Nal 397. O Coronel da Brigada Militar Silanus Mello, subcomandante Geral da BM, afirmou, em entrevista à Rádio Gaúcha, que a decisão facilita o policiamento e a segurança para o clássico, válido pela 11ª rodada do Brasileirão. A BM recomandará a torcida única e a decisão, em conjunto com o Ministério Público (MP), será tomada à tarde.
- Tivemos uma reunião com o CPC e BOE, que são responsáveis por fazer planejamento da segurança dos jogos de futebol. Para esse Gre-Nal, a BM fará com torcida única. Temos um cenário novo, a Arena é um estádio novo. Será o primeiro Gre-Nal. Temos uma série de dificuldades para garantir a segurança, principalmente dos torcedores do Internacional. O problema é o acesso dos torcedores do Internacional.
Segundo Silanus Mello, não é mais possível fazer o trajeto à pé de uma torcida, como ocorria na ida do Beira-Rio ao Olímpico, por exemplo. Com isso, a chegada da torcida visitante à Arena era considerada de risco.
- Nós entendemos que não teríamos condição de dar segurança no deslocamento. Então esse é o nosso posicionamento que será levado ao Ministério Público para uma decisão final.
A tendência é que a torcida única se repita nos próximos clássicos. O Gre-Nal do segundo turno do Brasileirão, seja em Novo Hamburgo ou Caxias do Sul, deve receber apenas a torcida do Inter.