O ator James Gandolfini, famoso por interpretar o mafioso Tony Soprano da série A Família Soprano, morreu nesta quarta-feira, aos 51 anos. Segundo o site TMZ, o artista faleceu na Itália, acometido por um ataque cardíaco. Ele estava no país para participar do Festival de Cinema de Taormina, na Sicília. Gandolfini deixa a mulher, Deborah Lin, e dois filhos.
- Temos a imensa dor de anunciar que nosso cliente, James Gandolfi, morreu hoje quando se encontrava de férias em Roma - confirmaram seus agentes Mark Armstrong e Nancy Sanders.
Ganfolfini ganhou três Emmys (o mais importante prêmio da televisão americana) por sua performance icônica na pele de Tony Soprano, e foi indicado seis vezes ao longo das seis temporadas de A Família Soprano. Ganhou também o Globo de Ouro, em 1999, e o prêmio dado pelo Sindicato dos Atores por três vezes.
Nos Estados Unidos, a série, chamada de The Sopranos, foi transmitida pela HBO entre 1999 e 2007 e se tornou o maior sucesso do canal. No Brasil, pode ser vista no canal SBT. Recentemente, foi eleita pelo Sindicato dos Roteiristas Americanos como a série mais bem escrita da história da TV americana. A trama gira em torno de Tony Soprano, chefe da máfia de Nova Jersey que entra em crise com a sua família tradicional e sua "família" do crime, o que o leva a buscar tratamento psiquiátrico.
O próprio Gandolfini era nascido em Nova Jersey, no dia 18 de setembro de 1961. Ele era descendente de italianos e costumavam falar o idioma em casa.
Gandolfini estreou na Broadway em 1992, com o revival de Um Bonde Chamado Desejo, ao lado de Jessica Lange e Alec Baldwin. Ele deu um salto para a fama com a participação no filme Amor à Queima Roupa, de 1993. Ele atuou em vários outros longa-metragens, como O Nome do Jogo (1995), A Mexicana (2001) e A Hora Mais Escura (2012), filme de Kathryn Bigelow indicado ao Oscar.
Nas redes sociais, celebridades como a atriz Susan Sarandon lamentaram a morte do ator: "muito triste perder James Gandolfini. Um dos atores mais doces, engraçados e generosos, com os quais eu já trabalhei. Envio minhas orações para sua família", disse, no Twitter.
O ator Steve Carrell afirmou que a notícia é "inacreditavelmente triste". "Estou de coração realmente partido de saber que James Gandolfini faleceu. Ele é um dos meus atores favoritos de todos os tempos, trágica perda", disse Jonah Hill também no Twitter.
Trompetista e saxofonista amador, Gandolfini se inspirou na carreira de Robert de Niro para se tornar ator. Como produtor, James Gandolfini atuou em séries de TV como Hemingway & Gellhorn, realizada para a HBO, com a participação de Clive Owen e Nicole Kidman.
O ator vinha trabalhando em uma nova minissérie da HBO chamada Criminal Justice. Além disso, ele pode ser visto este ano na comédia The Incredible Burt Wonderstone, e, em 2014, no filme Animal Rescue.