A gaúcha DHB Indústria e Comércio, fabricante de componentes automotivos, anunciou nesta segunda-feira que fará joint venture com a indiana RSB Transmissions. Da associação, surgirá a DHB Global Sistemas Automotivos SA, na qual o conglomerado estrangeiro deterá o controle, com 58% do capital.
Conforme comunicado assinado pelo diretor de relações com investidores da DHB, Paulo Gilberto Fernandes Tigre, ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fiergs), o negócio surge do interesse do grupo indiano de ingressar no mercado automotivo brasileiro. A combinação das partes, prossegue o texto, permitirá elevar o volume de negócios e a presença global das empresas. Sócios da DHB não quiseram dar mais detalhes.
No comunicado, não fica claro se a RSB Transmissions assumirá a maior parte do negócio atual da DHB, com unidade em Porto Alegre, ou se haverá novos investimentos. Fabricante de componentes como juntas homocinéticas e sistemas para direções hidráulicas para montadoras e mercado de reposição, a DHB teve, no ano passado, receita de R$ 218,8 milhões, 28% menor do que 2011. O prejuízo foi de R$ 121,8 milhões.
A RSB, indústria que também se dedica à fabricação de sistemas de transmissão, tem 13 unidades industriais, sendo 10 na India. As demais estão nos Estados Unidos, no México e na Bélgica. Além de componentes, produz semirreboques e partes de equipamentos de construção. Entre os principais clientes estão gigantes como Tata Motors, Renault, Nissan, Fiat, John Deere e Caterpillar. A joint venture será entre as controladas dos dois grupos, a DHB Componentes Automotivos e a RSB Brazil Holding Ltda. A DHB ficará com 42% do negócio.