Famoso por revelar artistas e lançar músicas históricas, o Reponte da Canção, tradicional festival realizado em São Lourenço do Sul, inova em 2013.
Além das composições e cantores, a 29ª edição apresentará novos instrumentos musicais.
Uma oficina, organizada pelo professor Chicão Dorneles, ensina a transformar sucata em tambores, chocalhos e outras formas de percussão. Foram dois dias de atividades. No primeiro participaram alunos da rede municipal. No segundo, professores aprenderam técnicas para multiplicar o conhecimento.
Percussionista há 37 anos e mentor da oficina, batizada de Universo Percussivo, Chicão elogiou o desempenho dos mestres, que demonstraram vontade de aprender e ampliar as formas de reutilização dos materiais usualmente tratados como lixo. Assim, baldes foram transformados em tambor. Canos viraram chocalhos. Bambus adaptaram-se em reco-reco.
- Foi um espetáculo. A transformação do material e a musicalização da percussão, agora, serão repassadas aos alunos - comentou Chicão.
Para a professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental Vera Lúcia Nolasco Castro, a oficina foi "excelente". Segundo ela, a possibilidade de renovar objetos ajudará não só na questão musical, mas também na consciência ecológica das crianças.
- Vou aproveitar nas aulas e criar uma bandinha - disse.
Além do crescimento da oficina, Chicão comemora também a inclusão do projeto no
Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre (Fumproarte). Com isso, as aulas serão passadas para CDs e DVDs. O percussionista garante ser possível usar os instrumentos não só em aula, mas também em concertos.
- Na apresentação que farei amanhã (hoje) no Reponte da Canção, uso vários instrumentos que fiz a partir de sucata.
Confira as atrações do festival:
Hoje:
21h - Show de abertura
22h - Apresentação das canções
23h50min - Show com Jair Rodrigues
Show baile com Luiz Marenco e Maiquel Filho
Amanhã:
20h - Apresentação das canções concorrentes
22h - Show do Tambo do Bando
23h - Premiação das concorrentes do Reponte da Canção