Um incêndio de grandes proporções atingiu a empresa BRQUIM, na tarde desta sexta-feira. O fogo começou por volta das 16h na repartição de solventes da distribuidora de produtos químicos, no Distrito Industrial de Cachoeirinha, na Região Metropolitana. O incidente deixou um morto e um ferido.
De acordo com informações iniciais do Corpo de Bombeiros, a explosão teria ocorrido durante o processo de conexão por meio de uma mangueira entre um caminhão de transporte e um tanque de armazenamento de tolueno, solvente utilizado em tintas.
Em pouco tempo, a nuvem de fumaça negra expelida já chamava atenção de moradores que publicavam fotos e vídeos em timelines de redes sociais. Ela podia ser vista de alguns pontos da Capital. Para conter o incêndio, guarnições do Corpo de Bombeiros de Gravataí, Canoas e Porto Alegre foram acionadas.
Pelo menos cinco caminhões de água, além de ambulâncias e viaturas da Polícia Civil, foram deslocadas até o local. Um corpo, ainda não identificado pela brigada, foi encontrado no local do incêndio. Conforme a empresa BRQUIM, Robson Luis Ferreira Canabarro é o único funcionário desaparecido.
Outro empregado teve de ser levado até o Hospital Padre Jeremias, em Cachoeirinha. Diego do Nascimento Almeida foi transferido para a ala de queimados do Hospital Cristo Redentor, na Capital.
No início da noite, a prefeitura de Cachoeirinha, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, distribuía panfletos para moradores próximos do local do incêndio, pedindo que permanecessem em casa até a extinção completa das chamas.
Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil verificavam o risco de contaminação de algum arroio local por meio das tubulações de esgoto. As investigações sobre as causas do incêndio serão realizadas pela 2ª Delegacia de Polícia de Cachoeirinha.
Confira o vídeo da fumaça preta causada pelo fogo. As imagens são de Nicollas Dias:
O incêndio já repercute nas redes sociais. Pelo Twitter, leitores publicaram fotos do incêndio em Cachoeirinha: