
Ele é testemunha viva das mudanças que o telejornalismo sofreu nos últimos 34 anos - e acredita que, sem dúvida, ficou melhor. Elói Zorzetto, jornalista que desde 1978 atua nos noticiários da RBS TV, destaca o principal contraste vivenciado ao longo dos anos: se antes era difícil o telespectador se comunicar com as redações para relatar fatos de sua região, hoje em dia é possível saber em tempo real tudo o que acontece em qualquer lugar. O desafio, agora, é filtrar, dentre tantas informações, o que vai ao ar diariamente no RBS Notícias, no qual Elói é apresentador e editor-chefe.
- Se há 30 anos o telefone custava uma fortuna, agora o próprio cidadão interage e participa de diversas formas. Não raro imagens interessantes e flagrantes feitos com celulares ou equipamentos móveis viram nossa manchete - compara. - O telespectador consegue cobrar e fiscalizar como nunca das decisões que julgar importante. O jornalismo mudou junto. Ganhamos todos.
O dono da voz que o Rio Grande ouve diariamente no horário nobre da TV quase trilhou um caminho diferente. Elói chegou a cursar Direito, mas entrou para o Jornalismo após dois anos de faculdade. Causa surpresa descobrir que a desenvoltura do comunicador foi provocada a partir da crítica de um professor de técnicas agrícolas, em Veranópolis, quando era adolescente. A puxada de orelha acerca da "péssima oratória" do rapaz virou tema de casa: Elói gravava noticiários da Globo e os repetia em casa. O resultado de tanto treino a gente vê na faixa das 19h, na RBS TV.
A trajetória
* Em 1978, começou a apresentar esportes no Jornal do Almoço com Celestino Valenzuela e atuava na Rádio Gaúcha FM, que em 81 se transformou em Atlântida FM (onde ficou até 1988).
* Trabalhou no Bom Dia Rio Grande, no JA Notícias e no Jornal da RBS, que ia ao ar logo depois do Jornal da Globo. Em 1988, assumiu o RBS Notícias como editor e apresentador.
* Há 6 anos, passou a ser editor-chefe do telejornal.