Os americanos Alvin Roth e Lloyd Shapley foram anunciados nesta segunda-feira como os vencedores do Prêmio Nobel de Economia 2012 por seus trabalhos sobre os mercados e a maneira de associar seus agentes.
"Este ano o prêmio recompensa um problema econômico central: como associar diferentes agentes da melhor maneira possível", anunciou o Comitê Nobel. O comitê cita como exemplo dos ajustes "a nomeação de novos doutores nos hospitais, de estudantes nas escolas, de órgãos a transplantar nos que os recebem".
O prêmio, explica o comitê, coroa "os esforços para encontrar soluções práticas a um problema do mundo real" efetuados por Lloyd Shapley, 89 anos, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, e por Alvin Roth, 60 anos, professor de Harvard.
O Nobel de Economia, oficialmente chamado de Prêmio Sveriges Riksbank de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, foi criado em 1968. A categoria não faz parte dos prêmios originais criados pelo testamento do empresário Nobel, inventor do dinamite, em 1895. A láurea será entregue em 10 de dezembro em Estocolmo.
Confira os últimos vencedores do Nobel de Economia:
2011 - Thomas J.Sargent e Christopher A. Sims (EUA)
2010 - Peter A. Diamond e Dale T. Mortensen (EUA); Christopher A. Pissarides (Chipre/Grã-Bretanha)
2009 - Elinor Ostrom e Oliver Williamson (EUA)
2008 - Paul Krugman (EUA)
2007 - Leonid Hurwicz, Eric Maskin e Roger Myerson (EUA)
2006 - Edmund S. Phelps (EUA)
2005 - Robert J. Aumann (Israel/EUA) e Thomas C. Schelling (EUA)
2004 - Finn E. Kydland (Noruega) e Edward C. Prescott (EUA)
2003 - Robert Engle (EUA) e Clive Granger (Grã-Bretanha)