O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), João Oreste Dalazen, chega a Porto Alegre na noite deste domingo para evento na Arena do Grêmio na manhã de segunda-feira. Dalazen participa de um ato público em defesa do trabalho seguro na construção civil, quando falará aos quase 4 mil trabalhadores que atuam na obra do estádio.
De acordo com assessor do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que irá acompanhar o evento, Dalazen desembarca no Estado também para atuar como 'uma espécie de fiscal das condições de trabalho no Rio Grande do Sul'. Há ainda a expectativa de que Ronaldo Nazário participe do evento.
O ato público pretende alertar os trabalhadores sobre os riscos de suas atividades diárias. No Brasil, a construção civil é a recordista no número de mortes em acidentes. A cada cem vítimas, pelo menos seis são pedreiros, serventes ou outros trabalhadores de canteiros de obras. Os profissionais que mais se acidentam são os operadores de robôs e condutores de equipamento de cargas, que representam 10% do total.
O evento faz parte de uma rodada de pronunciamentos pelas capitais brasileiras. Dalazen já passou por Salvador, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Natal, Cuiabá, Rio de Janeiro e Fortaleza.
Depois do evento na Arena, Dalazen deverá se deslocar até Caxias do Sul, na Serra, quando será inaugurada a 6ª Vara do município, especializada em acidentes de trabalho. No ano passado, entre os mais de seis mil processos em Caxias, 30% foram exclusivamente de acidentes de trabalho. A vara também será a primeira do Estado a utilizar o sistema nacional implantado pelo TST de Processo Judicial Eletrônico, o PJe-JT, que exclui definitivamente o uso de papel.