O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado ontem, revelou, de acordo com levantamento da Agência Brasil, que 77% das cidades brasileiras atingiram a meta estipulada pelo Ministério da Educação. Calculado a cada dois anos, o Ideb estabelece uma nota de 0 a 10 para cada escola, rede de ensino, município e estado, além de uma média nacional.
O Ideb atribui uma nota diferente para três etapas da educação básica: anos inicias do Ensino Fundamental, anos finais e Ensino Médio. Considerando o resultado dos anos finais, um número de cidades que atingiu as metas de qualidade diminui, apenas 62,5% alcançaram a nota proposta para 2011.
Atrás de Santa Catarina e Paraná, o Rio Grande do Sul ficou abaixo da meta para 2011 e alcançou a média nacional no Ensino Médio. Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, o estado ficou em 12ª lugar, atingindo a média nacional, mas ficando abaixo novamente. Já nos Anos Iniciais, a meta foi alcançada com crescimento tímido.
O Mato Grosso do Sul é o estado com o maior percentual de municípios que cumpriram as metas de qualidade para o período: 97,4% - apenas duas prefeituras ficaram com Ideb abaixo da meta. No Acre, Ceará, Espírito Santo, em Minas Gerais e em Santa Catarina, mais de 90% das cidades também cresceram. Já no Amapá e no Rio de Janeiro, menos da metade das cidades atingiu o resultado que era esperado para 2011.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2005, quando o Ideb foi calculado pela primeira vez, 57,55% das crianças nos anos iniciais estavam matriculadas em escolas municipais de redes de ensino com avaliação abaixo de 3,8 - média nacional da época. Com a evolução consistente do indicador nos últimos anos, o percentual caiu para 17,09% em 2011. Em 2005, mais de 7,1 milhões de crianças estudavam nas escolas com o Ideb mais baixo (até 3,8). Esse número caiu para 1,9 milhão em 2011.