O problema das crianças e dos adolescentes em situação de rua, abordado em caderno encartado na edição de hoje de Zero Hora, será tema de um Painel RBS especial nesta segunda-feira. O debate reunirá autoridades e especialistas da área, com transmissão ao vivo pela TVCOM, pela Rádio Gaúcha e pelo site www.painelrbs.com.br.
Veja o especial Filho da Rua
Os convidados serão questionados sobre as causas e as alternativas de solução para o drama. O debate será dividido em três blocos. O primeiro contará com a presença de dois pesquisadores com experiência no assunto: o sociólogo Ivaldo Gehlen, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e o psicólogo Lucas Neiva-Silva, do Centro de Estudos Psicológicos sobre Meninos e Meninas de Rua da UFRGS.
No segundo bloco, os debatedores serão José Antônio Daltoé Cezar, juiz da 2 ª Vara do Juizado da Infância e da Juventude de Porto Alegre, e Marcelo Dornelles, subprocurador geral de Justiça para Assuntos Institucionais do Ministério Público. O último segmento contará com a presença de Fabiano Pereira, secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, e Júlia Obst, da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) de Porto Alegre.
O painel ampliará a discussão lançada pela reportagem Filho da Rua, que reconstitui, em um caderno de 16 páginas, a trajetória de um menino de 14 anos que acumula quase uma década de perambulações pelas esquinas de Porto Alegre - fugindo de casa e de abrigos, consumindo drogas e envolvendo-se com violências.
O trabalho é resultado de três anos de apuração da repórter Letícia Duarte e do fotógrafo Jefferson Botega. Letícia será um dos entrevistadores do evento, em parceria com Daniel Scola e Manoel Soares. A mediação ficará a cargo do jornalista André Machado.
Filho da Rua
Painel RBS discute soluções para abandono de crianças
Especialistas debatem tema abordado em caderno especial encartado na edição deste domingo em Zero Hora
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: