A quinta-feira, 4 de agosto de 2011, ficará marcada como um dia de saídas e chegadas no Estádio Olímpico. Celso Roth, Beto Ferreira e Paulo Paixão chegaram ao clube. Julinho Camargo, Flávio de Oliveira e Ivan Brito Soares rescindiram contrato. As mudanças afetaram, inclusive, as categorias de base do Grêmio. Cristian de Souza, que treinava os juniores, foi demitido. Andrey Lopes não seguirá na comissão técnica principal após a saída de Julinho Camargo e voltará a treinar o time sub-20.
>>> Falta de bagagem em time grande motivou demissão de Julinho
>>> GRÁFICO: A queda de Julinho Camargo em 10 momentos
>>> ENQUETE: Você aprova a contratação de Celso Roth?
>>> Galeria: confira em imagens as passagens de Roth pelo Grêmio
No final da manhã, Paulo Paixão acertou sua volta ao Estádio Olímpico. O preparador físico havia deixado o Tricolor no final de 2010. Simultaneamente, o Grêmio oficializava o desligamento de Julinho Camargo do cargo de treinador, após apenas seis partidas no comando do time. O preparador físico Flávio de Oliveira também perdeu o cargo, substituído por Paixão.
Foto: Tatiana Lopes
Antes mesmo da oficialização de Celso Roth como técnico, Paulo Paixão já rasgava elogios ao treinador. Foi um indício claro de que Roth seria o novo comandante:
- A gente sabe da competência do Celso. Ele é um dos melhores treinadores que temos no Brasil.
:::Veja os prazos de validade dos técnicos do Grêmio:::
O início da tarde seguiu com mudanças. A equipe sub-20, eliminada na Taça BH de Juniores nas quartas de final, também passou por um processo de reformulação. Cristian de Souza, técnico do time, foi afastado do cargo. Andrey Lopes, que era integrante do profissional, reassume a função.
Os indícios se confirmaram perto das 15h. Após dois anos e três meses afastado do clube, Celso Roth foi anunciado como o técnico gremista. Campeão da Libertadores em 2010 pelo Inter, o comandante já treinou o Tricolor em outras três oportunidades (entre 1998 e 1999, em 2000 e entre 2008 e 2009).
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Em sua última passagem pelo Olímpico, Celso Roth permaneceu por um ano e dois meses no cargo. Comandou o time em 78 partidas, com 45 vitórias, 17 empates e 16 derrotas. Junto com Roth, chegou o auxiliar-técnico Beto Ferreira.
Pouco mais de uma hora depois, o novo técnico foi apresentado na sala de conferência do Olímpico. Já vestindo o uniforme do clube, comentou sobre as suas metas. Apesar da incômoda situação na tabela - o Grêmio, antes do término dos jogos da quinta-feira, era o 15º lugar, com 14 pontos -, afirmou que chegava para lutar pelo título.
- Independentemente do meu trabalho, temos que olhar sempre para o horizonte, isto é, para o título. Não vamos mirar nada menos do que o título - declarou.
Foto: Tatiana Lopes
Após a coletiva, que durou pouco menos de 15 minutos, Celso foi para o gramado suplementar dirigir o primeiro trabalho com o grupo tricolor. Primeiro, se reuniu com os atletas para uma conversa. Após o aquecimento, iniciou o trabalho com bola. E, de cara, já mostrou o estilo de trabalho: cobrou bastante, orientou e falou a todo o momento com os jogadores, sem esquecer de elogiar nas jogadas corretas. Um treino de finalizações encerrou o primeiro dia da nova Era Roth no Olímpico.
Próximos jogos:
06/08 - Palmeiras x Grêmio
14/08 - Grêmio x Fluminense
17/08 - Ceará x Grêmio
Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011
Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos
Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro