O famoso Autorretrato de Vincent Van Gogh seria na realidade um retrato do irmão do artista, Theo, afirmam especialistas do Museu Van Gogh de Amsterdã, em um estudo de 600 páginas.
- Segundo uma opinião corrente, Vincent van Gogh nunca pintou o irmão Theo, de quem dependia - afirma um comunicado divulgado na terça-feira pelo Museu Van Gogh.
Mas Louis van Tilborgh, um dos principais especialistas do museu, acredita que a obra, pintada em 1887 e que apresenta um homem com um chapéu de cor clara e um casaco azul marinho, era na realidade Theo, cinco anos mais jovem que o artista.
- Esta conclusão é baseada em várias diferenças manifestas entre os dois irmãos - afirma o comunicado do museu, que destaca os traços diferentes, como a nitidez da barba e a curva da orelha, "traços que Vicent não tinha".
- A forma e a cor da barba de Theo, mais ocre que ruiva, também é uma indicação, assim como a cor dos olhos e o modo de se vestir - completa a nota.
- O retrato corresponde às fotografias de Theo - declarou Louis Van Tilborgh à agência holandesa ANP.
Theo Van Gogh morreu seis meses depois do suicídio do irmão, em julho de 1890, em um campo de trigo francês perto de Paris, aos 37 anos.
Os resultados da pesquisa foram reunidos em um catálogo de 600 páginas elaborado por Van Tilborgh e outros três especialistas do museu, que abriga a maior coleção de obras de Van Gogh.
"Autorretrato" de Van Gogh é, na verdade, seu irmão
Especialistas afirmam que o modelo do famoso quadro seria Theo Van Gogh
GZH faz parte do The Trust Project