Suingue, sensualidade, talento, carisma - nada faltou na performance de Shakira, no estacionamento da Fiergs, em Porto Alegre. A colombiana foi a estrela do Pop Music Festival, evento que teve também shows de Chimarruts, Train e Ziggy Marley, além de Fatboy Slim.
A celebração dançante proporcionada pela cantora surpreendeu quem esperava uma entrada arrasadora no palco, por volta das 22h10min. Envolta em um turbante rosa, Shakira desfilou pela beira do palco, sorridente, ao som melancólico da canção Pienso en Ti. Foi alarme falso: logo depois, o show ganhou tom frenético, com ênfase no espírito roqueiro dos primeiros tempos da carreira da artista.
Shakira abusou dos requebros, arrancou gritos de fãs e mostrou um repertório cheio de sucessos. Entre eles, estiveram Si te Vas, Whenever, Wherever - quando convidou quatro meninas da plateia para dançar com ela na passarela em frente ao palco - e Gypsy, em momento acústico carregado de dramaticidade flamenca, que incluiu uma versão andina para Nothing Else Matters, do Metallica.
A cantora também soube conquistar a plateia com as palavras. Falou português em vários momentos - num deles, agradeceu pela presença dos fãs e disse que eles aproveitassem, "Porque hoje eu sou gaúcha". O êxtase da plateia foi maior quando ela apresentou os integrantes da banda, destacando o guitarrista gaúcho (radicado nos Estados Unidos) Grecco Buratto. Foi o que bastou para o tradicional coro "Ah, eu sou gaúcho".
Antes de Shakira, a principal surpresa foi a performance dos americanos do Train, que entraram no palco com um desafio: provar que sua trajetória vai além do hit Hey, Soul Sister. O que o vocalista Patrick Monahan conseguiu, em uma performance competente e empolgada. Convocou o público a fazer coro em canções desconhecidas e não teve medo de ir para o meio da pista premium durante Marry Me, escoltado por três seguranças - o que não impediu que fosse abraçado e fotografado.
O jamaicano Ziggy Marley, às 20h10min, encontrou um público que curtiu seu reggae de acento dançante. Ziggy pregou a liberdade e o amor - em seu hit Love Is My Religion, citou All You Need Is Love, dos Beatles. Foi grande a comoção quando ele lembrou o repertório do pai, Bob, com Get Up, Stand Up e Is this Love. O reggae foi também a batida do início da festa, às 18h, a cargo da banda gaúcha Chimarruts. O Pop Music Festival é uma realização de Grupo RBS, Opus Promoções, Mondo Entretenimento e Maior Entretenimento, com promoção de Rádio Atlântida e Kzuka. Patrocínio de Antarctica SubZero, Banco do Brasil e Lojas Colombo e apoio de Azul Linhas Aéreas Brasileiras.