O símbolo da chegada dos 60 casais que deram início ao povoamento da Capital gaúcha, o Monumento aos Açorianos poderá ser restaurado em alguns meses. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) deve anunciar nos próximos dias a formalização de parceria com uma empresa que será responsável pela recuperação da estrutura.
Na semana passada, uma das estátuas mais antigas do Parque Farroupilha, o Gaúcho Oriental, foi restaurada pela prefeitura de Porto Alegre.
Confira os detalhes dos estragos na
estrutura do Monumento aos Açorianos:
Com 15 metros de altura e 24 metros de comprimento, o monumento de 1974 está ameaçado pela corrosão das bases. Apesar de ter sido confeccionada em metal anticorrosivo, a estrutura sofre com a oxidação. É frequente o uso do espaço como banheiro público por moradores de rua e pessoas que costumam praticar esportes no Largo dos Açorianos.
Atualmente, as bases estão enferrujadas, pichadas e com lixo. A iluminação original foi desativada nas décadas posteriores à inauguração. No início de 1990, recebeu nova iluminação composta de oito holofotes instalados em casamatas de concreto. As lâmpadas hoje não funcionam.
No início do ano, o autor da obra, o escultor Carlos Tenius, 71 anos, repetiu o alerta para o risco de o monumento adernar devido aos problemas. A Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, do Ministério Público, pediu providências à Smam. Agora, a Farah Service, empresa de São Paulo que atua no segmento de marketing, manifestou interesse na adoção. A minuta do contrato está sendo finalizada pela prefeitura.
O custo da reforma deve ficar entre R$ 400 mil e R$ 500 mil, conforme o secretário municipal do Meio Ambiente, Professor Garcia. Em troca da recuperação, a empresa poderá colocar um painel publicitário próximo à obra por período de tempo a ser definido. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS) já se compromete com a conservação do Largo dos Açorianos, mas não do monumento.
Além da remodelação, está prevista a restauração da placa com a inscrição: "Jamais sonhariam aqueles casais açorianos, que da semente que lançavam ao solo nasceria o esplendor desta cidade".
Nova iluminação também deve ser instalada destacando o monumento à noite.
Leia mais:
Lupa ZH: Monumento aos Açorianos sofre com o descaso na Capital
Onde fica?