A adoção de práticas de sustentabilidade pelas empresas no Brasil teve um avanço significativo no ano passado. É o que indica o estudo “Panorama ESG 2024″, elaborado pela Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil).
O levantamento aponta que 71% das empresas participantes indicaram estar no estágio inicial (45%) ou avançado (26%) de implementação de práticas ESG. Também mostra que 77% das empresas consideram crucial o apoio governamental para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e 66% destacam a importância de incentivos à transição para energias renováveis, como eólica, solar e hidrogênio limpo.
Dentro destes conceitos, um exemplo é a Be8, empresa brasileira do Holding ECB Group. Atualmente, é a maior produtora de biodiesel do país, com a meta de se tornar carbono neutro até 2030.
Conforme relata o presidente da Be8, Erasmo Carlos Battistella, a empresa busca por inovação e avanços tecnológicos, reconhecendo o seu papel no contexto do desenvolvimento sustentável em suas atividades e comprometida com os temas socioambientais e de governança.
– Diminuir os impactos ambientais é um dos nossos maiores desafios. As nossas ações refletem diretamente no meio ambiente, por isso a importância de agirmos hoje. Temos como propósito liderar a renovação energética para criar um futuro sustentável, preservando as nossas origens, além de ter a sustentabilidade como um dos seus valores, entendendo a urgência e a importância da preservação do planeta – diz.
A companhia produz, por meio de oleaginosas, gorduras animais e UCO (óleo de cozinha usado), um biocombustível renovável e menos poluente, o biodiesel. Na cadeia do agronegócio industrializa, ainda, o farelo de soja e coprodutos.
Entre seus planos, a empresa está com um projeto de construção de um complexo industrial, a Be8 Ethanol, para a produção de etanol, de DDGS (Grãos Secos de Destilaria com Solúveis, em português), produção de glúten vital e de dióxido de carbono. Também almeja promover o investimento em desenvolvimento de tecnologia genética para produção de trigo específico para produção de etanol.
– Será a primeira empresa de grande porte no Rio Grande do Sul produzindo biocombustível com cereais, uma inovação sustentável importante. A unidade tem previsão de operação em 2026 e projeta um investimento de aproximadamente R$1 bilhão – comenta Battistella.
Em território nacional, a Be8 conta com um escritório em São Paulo e com unidades produtivas localizadas em Passo Fundo (RS) – onde fica a sua sede –, e em Marialva (PR). No exterior, conta com uma unidade produtiva em La Paloma del Espiritu Santo (Paraguai) e uma em Domdidier (Suíça).
Plano de Descarbonização
Lançado em 2022, o Plano de Descarbonização da Be8 prevê uma série de medidas de redução e mitigação de emissões diretas e indiretas, o que contribuirá para o alcance da meta da empresa de se tornar carbono neutro até 2030. A iniciativa foi detalhada no Relatório de Sustentabilidade 2023 da empresa.
– A Trilha foi construída pela equipe de Meio Ambiente da Be8, que realizou várias entrevistas com diversas áreas da empresa para mapear os projetos e possíveis ações que contribuam para reduzir as emissões – explica Battistella.
Selo Biocombustível Social
A Be8 é uma das produtoras pioneiras de biodiesel a receber o Selo Biocombustível Social, do Ministério da Agricultura e Pecuária. O selo tem o objetivo de gerar oportunidades para que agricultores familiares também participem do fornecimento de matérias-primas para o mercado de biocombustíveis brasileiro. Esses produtores forneceram aproximadamente 40% da matéria-prima provenientes da Região Sul e 30% da Região Nordeste.
Em 2023, a Be8 aderiu ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), uma iniciativa de adesão voluntária que se baseia em compromissos assumidos pelos CEOs das empresas participantes para implementar princípios universais de sustentabilidade e tomar medidas que apoiem o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). É a maior iniciativa do mundo para engajamento de empresas em processos de desenvolvimento sustentável, com mais de 16 mil participantes de 160 países.
Ao ingressar no Pacto Global, a Be8 se compromete a apoiar no dia a dia de suas operações os Dez Princípios Universais e a trabalhar em direção aos ODS.
– Entre os compromissos firmados com o Pacto Global, a empresa, de forma transparente, deve enviar a Comunicação de Progresso, o COP, anualmente reportando seus avanços na agenda da sustentabilidade – ressalta Battistella.