Michel Andreola*
Qual é o seu papel em tempos de quarentena e uma pandemia? Ficar em casa, acompanhar com moderação e avaliar os canais de comunicação e mídias sociais que acessa. Aguarde o parecer e orientação oficial das secretarias de saúde e órgãos competentes.
O que se pode fazer no momento é trabalhar e estimular a sua capacidade criativa. Como fazer isso? Será um convite a um exercício diário mental.
Ser criativo é conseguir enxergar os seus problemas de dentro olhando de fora. Busque não só abrir as janelas e portas de sua casa para ventilar, mas procure arejar e oxigenar a sua mente de pensamentos que possam levar a uma solução quando o problema aparecer para ser trabalhado.
Ser criativo é conseguir enxergar os seus problemas de dentro olhando de fora. Busque não só abrir as janelas e portas de sua casa para ventilar, mas procure arejar e oxigenar a sua mente de pensamentos que possam levar a uma solução.”
Evite cair na rotina, fazer sempre a mesma atividade. Pense o quanto pode ser interessante e sadio você alternar os afazeres. Continue sendo uma pessoa criativa e, no decorrer da semana, crie e recrie a sua agenda tanto pessoal quanto profissional.
Inicie o seu dia fazendo um bom alongamento, depois tome o seu café da manhã evitando o compartilhamento das mídias sociais – reserve um tempo para isso durante o seu dia. Quando você marca um horário para cuidar de você, deixa o dia mais produtivo, prazeroso e flexível com as suas ideias. Isso estimula a sua cognição e sua memória. Faça um teste sem compromisso.
Leia bons livros, escute música, converse com amigos e familiares por webcam e aplicativos, pratique atividade física com orientação. Opte também por alimentos mais naturais, leves e se hidrate sempre.
Falando em alimentação, evite levar seus problemas para a mesa: a hora da refeição com a família não é o momento para isso.
Procure trabalhar em lugares mais silenciosos, converse com sua família sobre essa dinâmica – separar os espaços é fundamental. Se tiver criança em casa, divida e organize o tempo de atenção com seu ou sua companheira. Os filhos, evidentemente, precisam dos pais para entender e encarar a situação.
Caso note em você um humor mais deprimido e que seja constante, procure um especialista para poder conversar. Haverá dias em que pode acordar mais desanimado ou com raiva. Lembre-se: a nossa profissão não é bem-vinda somente em casos extremos, mas também na prevenção e manutenção da sua saúde emocional.
Para dormir melhor, comece a preparar o ambiente para o seu sono, isso é um passo fundamental. Deixe o local mais arejado, baixe a luminosidade, vá desligando a sua televisão, caso a assista no quarto.
Já o seu celular, tablet ou computador, use apenas na sua sala e em locais designados para tal. O quarto foi feito para descansar, reparar o seu sono e recarregar as suas energias para o novo dia que se aproxima. Experimente esse novo hábito que já ouviu de alguém e, quem sabe, isso vai ajudá-lo em tornar a sua semana mais leve, de modo que consiga aproveitar ao máximo o que deseja curtir do seu dia que vem pela frente.
Por fim, não se esqueça: este é um momento atípico que estamos vivendo.
*Psicólogo clínico